Nacional

Como os órgãos e as ações municipais se articulam no programa

- O Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal, envolve as Secretarias de Educação e Saúde de Betim e o Programa Escola da Gente. Através do Grupo de Trabalho Intersetorial, traça-se um plano de ação baseado nos diagnósticos da realidade educacional no que diz respeito a temáticas como tabagismo e uso de outras drogas, DSTs, saúde bucal, gravidez na adolescência, violência e criminalidade.

- O Melhor Idade na Atividade, criado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Unidade Básica de Saúde, visa à integração entre estudantes e profissionais das escolas com os idosos da comunidade. Os profissionais do programa planejam com os estudantes atividades para reforçar vínculos afetivos e de respeito entre gerações.

- O Programa Meu lugar É Aqui é desenvolvido em seis unidades de ensino do Escola da Gente e com a Secretaria de Planejamento, através de oficinas que ensinam os alunos a manusear equipamentos e mapas, para construírem uma relação de identidade com o espaço onde vivem e estudam.

- O projeto Literatura Sobre Rodas, desenvolvido em trinta unidades de ensino do Programa Escola da Gente, conta com a parceria da Transbetim, de instituições de ensino superior, da ONG Teia de Textos Belo Horizonte e da Secretaria de Educação e demais secretarias. Nas oficinas de letramento as atividades incluem poesias, contos, crônicas e memórias. As produções de texto dos alunos passam por um processo de seleção e as classificadas são organizadas em lâminas e afixadas em ônibus e vans da cidade.