Colunas | Mídia

Até que ponto palavras/expressões criadas com a participação da grande mídia contribuíram para consolidar no cidadão a recusa a qualquer posição diferente da sua?

Ao longo dos últimos oito anos (2005-2013) foi se construindo no nosso país, com a participação determinante da grande mídia, um vocabulário novo, seletivo e específico, dentro do qual parcela dos brasileiros passou a “ver” os réus da Ação Penal nº 470, em particular aqueles ligados ao Partido dos Trabalhadores.

Ainda em 2006 argumentei que uma das consequências mais visíveis da crise política foi o aparecimento na grande mídia de uma série de novas palavras/expressões como mensalão, mensaleiros, partidos do mensalão, CPI do mensalão, valerioduto, CPI chapa-branca, silêncio dos intelectuais, homem da mala, doleiro do PT, conexão cubana, operação Paraguai, conexão Lisboa, república de Ribeirão Preto, operação pizza, dança da pizza, dentre outros (ver capítulo 1 de Mídia: Crise Política e Poder no Brasil; Editora Fundação Perseu Abramo).

O verdadeiro significado dessas novas palavras/expressões, dizia à época, só pode ser compreendido dentro dos contextos concretos em que surgiram e passaram a ser utilizadas. São tentativas de expressar, de maneira simplificada, questões complexas, ambíguas e de interpretação múltipla e polêmica (aberta). Elas buscam reduzir (fechar) um variado leque de significados a apenas um único significado guarda-chuva facilmente assimilável. Uma espécie de rótulo.

Exaustivamente repetidas na cobertura política da mídia tanto impressa como eletrônica, essas palavras/expressões vão perdendo sua ambiguidade original pela associação continuada a apenas um conjunto de significados. É dessa forma que acabam sendo incorporadas ao vocabulário cotidiano do cidadão comum.

Mas elas passam também a ser utilizadas, por exemplo, nas pesquisas de “opinião pública”, muitas vezes realizadas por institutos controlados pela própria grande mídia. Esse movimento circular viciado não só produz aferições contaminadas da “opinião pública” como induz o cidadão comum a uma percepção simplificada e muitas vezes equivocada do que realmente se passa.

-Relacionei ainda as omissões e/ou as saliências na cobertura que a grande mídia oferecia da crise política – evidentes já àquela época –, protegendo a si mesma em relação à destinação de recursos publicitários e/ou favorecendo politicamente a oposição político-partidária ao governo Lula e ao Partido dos Trabalhadores (PT). Algumas dessas omissões foram objeto de denúncia do jornalista Carlos Dorneles, então na Rede Globo (13/10/2005), e do ombudsman da Folha de S.Paulo (“A mulher de César”, 23/10/2005).

Nos últimos oito anos o comportamento da grande mídia não se alterou. Ao contrário. A crise política foi se transformando no maior escândalo de corrupção da história do país e confirmou-se o padrão de seletividade (omissão e/ou saliência) na cobertura jornalística, identificado desde 2005.

Até aquele ano, “mensalão” era apenas “o imposto que pode ser recolhido pelo contribuinte que tenha mais de uma fonte pagadora. Se o contribuinte recebe, por exemplo, aposentadoria e salário e não deseja acumular os impostos que irão resultar num valor muito alto a pagar na declaração mensal, ele pode antecipar este pagamento por meio de parcela mensal” (cf. http://economia.uol.com.br/impostoderenda/ultnot/ult2795u220.jhtm).

Nos últimos anos mensalão passou a ser um esquema de corrupção e tornou-se mensalão do PT, enquanto situações idênticas e anteriores, raramente mencionadas, foram identificadas pela geografia, e não pelo partido político (“mensalão mineiro”). Como resultado, foi se construindo sistematicamente uma associação generalizada, seletiva e deliberada entre corrupção e os governos Lula e o PT, ou melhor, seus filiados e/ou simpatizantes.

Mensaleiro passou a designar qualquer envolvido na Ação Penal nº 470, independentemente de ter sido ou não comprovada a prática criminosa de pagamento e/ou recebimento de mensalidades em dinheiro “sujo” com o objetivo de alterar o resultado nas votações de projetos de lei no Congresso Nacional.

 A generalização seletiva tornou-se a prática deliberada e rotineira da grande mídia e, aos poucos, as palavras “petista” – designação de filiado ao Partido dos Trabalhadores – e “mensaleiro”, se transformaram em palavrões equivalentes a comunista, subversivo ou terrorista na época da ditadura militar (1964-1985). Petista e mensaleiro tornaram-se, implicitamente, inimigos públicos e sinônimos de corruptos e desonestos.

O escárnio em relação aos mensaleiros petistas atingiu seu auge com a prisão espetaculosa de alguns dos réus, por determinação do presidente do STF, no simbólico feriado da Proclamação da República (15 de novembro), antes do trânsito em julgado da Ação Penal nº 470, com ampla cobertura ao vivo das principais emissoras de televisão. Ofereceu-se, assim, a oportunidade para que articulistas da grande mídia passassem a citar seletivamente o nome dos petistas detidos precedido do adjetivo presidiário

Da mesma forma, o que poderia ser questionado como uma prisão arbitrária (antes do trânsito em julgado; exposição desnecessária em périplo aéreo por três cidades do país; regime fechado para condenados em regime aberto; substituição arbitrária do juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal etc.) foi se transformando em um privilégio dos mensaleiros petistas.

Na cobertura oferecida pela grande mídia esses privilégios foram identificados pelas visitas inicialmente permitidas em dias diferentes daqueles dos demais detidos no complexo da Papuda; pela solicitação de regime diferenciado em função da saúde precária de um dos mensaleiros petistas e pela remuneração elevada do emprego oferecido (em seguida descartado) a outro.

Não é necessário mencionar as muitas e pendentes questões – inclusive jurídicas – envolvendo o polêmico julgamento da Ação Penal nº 470 e os interesses político-partidários em jogo relativos a situações idênticas e anteriores que, todavia, ainda não mereceram a atenção correspondente do Poder Judiciário e, muito menos, da grande mídia.

Até que ponto o novo vocabulário criado com a participação da grande mídia influenciou a maneira pela qual alguns dos envolvidos passaram a ser “vistos” pela população brasileira (ou parte dela) e contribuiu para consolidar um clima político não democrático, de intolerância, de ódio e de recusa intransigente a nem sequer ouvir qualquer posição diferente da sua?

A ver.

Venício A. de Lima é jornalista e sociólogo, professor titular de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado), pesquisador do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbras) da UFMG e autor de Política de Comunicações: um Balanço dos Governos Lula (2003-2010), Editora Publisher Brasil, 2012, entre outros livros