A Revista

A revista Teoria e Debate impressa foi criada pelo Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores de São Paulo, em 1987, e passou a ser editada pela Fundação Perseu Abramo dez anos depois, reafirmando seu caráter nacional, verificado praticamente desde as primeiras edições. Com enfoque na reflexão e no debate de temas pertinentes à esquerda brasileira e internacional, assim como polêmicas em economia, sociedade e cultura, a revista manteve como princípio básico a pluralidade de opiniões desde o primeiro número.

Teoria e Debate não é (e nunca foi) acadêmica ou circunscrita a iniciados, é (e sempre foi) formadora e como tal leva em conta o acúmulo de experiências no PT, o debate de ideias e a existência de tendências de opinião diferenciadas no partido.

Diante das profundas mudanças que a internet tem provocado no panorama de publicações, era hora de atualizar o projeto Teoria e Debate, experiência editorial e política bem-sucedida por mais de duas décadas.

Atualmente, os caminhos para a circulação da informação, bem como a construção da pauta diária passam pela internet. Os jornais e as revistas dedicam-se à produção de conteúdo para a web, redes sociais, blogs e sites levantam pautas, rastreiam e neutralizam desinformações. Nesse universo também há espaço para formulação, análise, debate e reflexão.

Em 2011, ao oferecer seu conteúdo na internet, Teoria e Debate torna-se um instrumento mais acessível, ágil e dinâmico, chegando a seu público de forma mais eficiente.

A publicação mantém o objetivo que a norteou nesses 36 anos, tratando dos temas da agenda do campo progressista com profundidade e estimulando ainda mais o debate, uma vez que as ferramentas disponíveis permitem a participação e interação do público leitor.